METHOD

Não temos uma fórmula mágica para criar e acompanhar uma marca, mas temos um método.

Na Walk, os projetos passam por três momentos essenciais: Journey, Identity e Change. São os eixos que utilizamos para estruturar uma marca e o serviço que prestamos ao cliente.

Journey é o ponto de partida, o início da caminhada. Identity é a identificação da personalidade da marca. Change é a transformação que vai gerar no cliente e nas diversas partes interessadas.

Nestes três momentos vemos nascer, crescer e afirmar no mundo uma nova marca, uma nova voz, um novo vencedor.

JOURNEY  IDENTITY  CHANGE

JOURNEY

Journey é o ponto de partida.
Avaliamos o projeto e a sua envolvente (público-alvo, concorrência e as demais partes interessadas) para definirmos um posicionamento, os seus valores e meios de comunicação.

AUDITORIA DE MARCA

  • Diagnóstico estratégico da marca/projeto.
  • Estudo do mercado e público-alvo.
  • Identificação das melhores práticas do setor.
  • Entrevistas a colaboradores, decisores e outras partes interessadas
  • para uma melhor perceção da marca.
  • Mapeamento das diversas partes interessadas.
  • Estudo das influências e tendências.

WORKSHOPS

  • Sessões com o cliente e com as diversas partes interessadas para entender os valores, personalidade e posicionamento da marca. Importante no desenvolvimento dos conceitos e das ideias criativas.

DEFINIÇÃO DA BRAND STRATEGY

  • Análise de produto, preço, placement, processos, pessoas.
  • Análise dos intangíveis da marca (essência, valores e cultura).
  • Definição do posicionamento da marca.
  • Avaliação de oportunidades.

RECOMENDAÇÃO DAS INTERVENÇÕES ADEQUADAS

  • Apresentação da avaliação feita e recomendação do nível de intervenção necessária (brand voice / identidade gráfica / suportes digitais / eventos de ativação).

IDENTITY

Identity é a fase seguinte, a fase da criação.
É aqui que exploramos a personalidade da marca a vários níveis, gráfico, visual e comportamental.

IDENTIDADE VISUAL, VERBAL E COMPORTAMENTAL

  • Brand Voice (naming / assinatura / descritivo de negócio / core copy).
  • Visual ID (logo / tipografia / cores / iconografia / imaginário).
  • Brand Behaviour (comportamento de colaboradores e decisores / tom de voz).

AVALIAÇÃO DOS TOUCHPOINTS PRINCIPAIS

  • Perceber quais as peças necessárias para o bom funcionamento da marca (gráfico / digital / publicidade / 3D).

VISUAIS ESTRATÉGICOS

  • Peças de apresentação que ajudem o cliente a perceber a identidade criada e o imaginário que a sustenta.

BRAND GUIDELINES

  • Manual de Normas.
  • Look & Feel.

CHANGE

Change é a fase da mudança, onde
todos passam a conhecer a nova marca.
É o resultado, o impacto para os diferentes públicos.

Mas o caminho não termina aqui. Continuamos a acompanhar a evolução do projeto e a intervir sempre que seja necessário. Através de uma gestão contínua que inclui a sistematização e construção de todos os touchpoints definidos.

PLANO DE COMUNICAÇÃO

  • Decisões sobre o quê, quando, onde e como comunicar a nova marca, ou o rebrand, para os diferentes stakeholders.

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

  • Criação de todos os materiais definidos para corpo da marca.
  • Finalização dos trabalhos (artes finais / produção).

ATIVAÇÃO

  • Estratégia e desenvolvimento da comunicação da marca: Comunicação impressa
    Comunicação digital
    Comunicação interna
    Eventos

ACOMPANHAMENTO

  • Cronograma do desenvolvimento do projeto.

MEDIÇÃO DA EFICIÊNCIA

  • Gestão contínua de toda a experiência da marca.
  • Avaliação do impacto das peças criadas.